domingo, 2 de outubro de 2016

[Ciência] Peso, massa, volume e densidade.

Olá caros leitores e escritores, hoje irei abordar mais um pouco sobre a ciência. Novamente um conceito "Matéria". Considere este post como uma introdução sobre o comportamento da matéria como um todo. Meu caros; a diferença entre; peso, massa, volume e densidade.

Primeiramente temos que ter em mente que quando falamos "Eu peso 80 quilos." Esta frase é cientificamente incorreta, explicarei.Quando você fala em peso, na verdade está falando sobre sua massa "Eu tenho a massa de matéria de 80 quilos." A massa é medida em quilos, portanto o peso é medido em Newtons, representado pela letra "N", sendo a força exercida pela gravidade sobre a massa (80 quilos) de seu corpo. Então temos a fórmula matemática; peso é igual à massa multiplicado pela força gravitacional exercida (P = m*g). Se preferir; a força é o resultado da massa (80 quilos) multiplicado pela aceleração, sendo a força medindo em Newtons, massa medida em quilos e a aceleração em metros por segundo (m/s). Sim esta foi uma referência ao modo de como as fórmulas matemáticas eram escritas na época de Newton; por extenso. Lembrando que esta fórmula é um modelo e ignora variáveis como a resistência do ar, por exemplo, mas como medida de matéria e forma de explicação sobre os conceitos de massa, peso e aceleração,funciona muito bem.
Superada esta primeira explicação, podemos seguir para o volume e densidade. Volume é a quantidade de espaço que uma determinada matéria ocupa no espaço. E não, não é o espaço sideral, mas o espaço onde o objeto está situado. A densidade, por sua vez é a concentração desta matéria dentro de um determinado volume, vamos à um exemplo prático. Pegamos um quilo de gelo e outro de água; as diferenças dos dois materiais são a densidade e o volume, pois têm exatamente a mesma composição. A maneira de como a água se distribui no espaço é dispersa, enquanto no gelo as moléculas estão bem comprimidas.

Então pessoal, gostaram deste tipo de assunto? Conseguiram entender (se ainda não compreendiam sobre este conceitos)? Deixem aí nos comentários!

Post inspirado por ScienceVlogs Brasil.

Abraços randômicos à todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique à vontade para exibir sua opinião e deixe o link de seu blog/site também. Abraços Randômicos!