domingo, 26 de março de 2017

[Ciência] Terra Plana

Olá caros leitores e escritores. Como devem perceber pelo titulo; voltei com alguns posts que tem a ciência como foco.

Como todos sabem; a cada dia surge uma loucura nova e a Terra Plana é apenas mais uma. Neste post irei mostrar a lógica dos objetos esféricos e como você (se estiver disposto) pode comprovar por si mesmo que a terra é redonda (ou se preferir; esférica). Então tirem seus chapéus de alumínio e guarde sua bola quadrada e leia este post pra saber como responder à esta insanidade...

Muitos acreditam que a NASA mente sobre os fatos do universo e tudo mais, como se não houvessem astrônomos amadores o suficiente pra mapear o céu e os movimentos de seus astros. Além destes apaixonados pelo céu (que lindo ❤ ) temos agências de outras nacionalidades, agencias independentes, instituições de pesquisa... Se não conseguem calar nem a PF de um País de terceiro mundo, imaginem este mundo (literalmente) repleto de organizações pensantes que vasculham o céu todos os dias. Como um belo exemplo temos iniciativas que buscam asteróides perto da Terra a fim de prever um possível impacto com a nossa querida e insignificante bolota azul...

Digo insignificante, pois o nosso tamanho em comparação com o universo é realmente inimaginável para nossa pequena mente, limitado à medidas como metros e quilômetros. Mesmo medidas astronômicas como anos-luz é pequena pra mensurar o tamanho do nosso sistema solar. Exemplificando:
A sonda Voyager 1 é a mais rápida construída pela humanidade, com a exceção das sondas Hélios (1 e 2) que circundam o sol até hoje, mas não estão em operação. Já a Voyager foi lançada há aproximadamente 40 anos somente neste ano ela alcançou a "incrível" marca de 1 ano-luz de distância de nossa estrela mãe. Isso mostra o quão longe estamos da medida de 100 milhões de anos-luz.
Pra quem é totalmente, anos-luz é uma medida de distância (não de tempo) onde 1 ano-luz é o tempo que a luz percorre em um ano no vácuo.

Outro conceito interessante sobre o vácuo é que o espaço não é composto por vácuo, mas sim partículas de poeira e gás, bem como uma matéria misteriosa chamada de "matéria escura", esta matéria ainda é um mistério, mas existe uma coisa que descobriram sobre ela; a imensa maioria da massa do universo (com massa quero dizer também matéria) é composta pela "matéria escura". Mas continuando...

Sobre a teoria da Terra plana; é um absurdo pensar num Sol ou numa lua esférica e uma Terra Plana, sendo que todas as demais formas que vemos no céu são esféricas, ou ainda geoides (no caso de alguns asteroides). Ah... A Terra é esférica, mas se "tirássemos" toda a água da Terra, o que se vê é uma forma geoide, no entanto não iria demorar muito para se tornar esférica, devido a grande massa que a Terra exerce, mesmo sem contar com a sua grande porção de água.

Outra evidência (uma das mais diversas) que a Terra é esférica são as medições feitas por Eratóstenes em 276 AC, determinando a circunferência da Terra. Hoje sabemos que a tal circunferencia é de 12.732 km, mas os cálculos do matemático e primeiro geógrafo que temos notícia nos ajudou a compreender como inferir a circunferência da Terra sem sair do chão. Se é possível verificar esta medida há tanto tempo, podemos inferir com assertividade que a Terra não é Plana.

Esperando alguns terraplanistas me desmentirem, dizendo que tudo não passa de uma grande conspiração, esperando que eles mesmos queiram descobrir a verdade (pois existem muitos documentários e vídeos no YouTube com métodos pra inferir isto por si) eu encerro esta singela postagem.

Abraços randômicos e até o próximo post!

Textos indicativos:
http://www.zenite.nu/eratostenes-e-a-circunferencia-da-terra/
http://www.fc.up.pt/mp/jcsantos/Eratostenes.html
http://www.ghtc.usp.br/server/Sites-HF/Fernando-Torres/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique à vontade para exibir sua opinião e deixe o link de seu blog/site também. Abraços Randômicos!